sábado, dezembro 11, 2004

O épico fracassado.

Como fazer um péssimo filme? Siga as pisadas do mestre Oliver Stone.

Posted by Hello

Confesso que exitei antes de escrever sobre este filme. O "épico" de Oliver Stone prometia muito. Um bom elenco (Val Kilmer, Angelina Jolie, Anthony Hopkins,etc), muito muito dinheiro para gastar e a história de um dos maiores conquistadores da História da Humanidade, Alexandre da Macedónia, que conseguiu conquistar cerca de 80% do mundo conhecido na altura. Prometedor, no mínimo.

Mas as coisas não começaram bem. Neste filme assiste-se a um dos maiores erros de casting da história do cinema, Collin Farell não é nem de perto nem de longe o homem indicado para desempenhar tal grandioso papel. Nunca convence, nunca emociona... um fiasco. De resto não foi pelos outros actores que o filme decepcionou. Apesar de Anthony Hopkins ser um mero narrador de uma história confusa, Val Kilmer um zarolho louco e Angelina Jolie uma estranha mulher com um sotaque desnecessário. Enfim, tanta qualidade desperdiçada. Incrível!

O filme falha completamente é na montagem, que torna o filme numa confusão constante, flashback's sem justificaçao dentro de um enorme flashback que é todo o filme e sobretudo na narrativa. A única coisa que importa neste filme é a suposta bissexualidade do herói, a sua relação doentia com a mãe e a sua ambição desmedida quase enlouquecida. De estratégias de guerra geniais, de combates corajosos e da sua mestria na administração do gigantesco Império pouco se fala. É pena! Já para não falar de que a História é completamente delapidada ao gosto do senhor Stone, o filme não transmite a verdadeira história de Alexandre. Um flop!

De bom, só o guarda-roupa, a banda sonora e os grandiosos efeitos especiais, mas neste campo não era de esperar outra coisa. O maior falhanço dos últimos tempos.

Powered by Blogger