terça-feira, fevereiro 13, 2007

E os Piores Portugueses de sempre são...

Fátima Felgueiras e Oliveira Salazar

A vitória de Fátima Felgueiras é justíssima. Representa o pior dos autarcas, a saloíce, a corrupção, o chico-espertismo, o populismo. Enfim, mais do que justo. Mas, na verdade o Valentim e o Pinto da Costa também mereciam. A Lili, coitada, é insuportável mas não faz mal a ninguém. O Jardim não queria que ganhasse, quer queiremos quer não, transformou a Madeira e inquieta o poder instalado da 3ª República (como ele lhe chama), apesar se ser uma arruaceiro saloio. E, até ver, não esteve envolvido em casos de corrupção (essencial para representar as piores qualidades de um portugues).

Quanto à outra categoria não estão lá quem eu gostava: D. Sebastião e Vasco Gonçalves. O primeiro era um rabicholas que provovou a maior humilhação da história portuguesa, e a partir daí foi sempre a descer. O segundo conseguiu a proeza de destruir a já fraquinha economia portuguesa, basta ir ao manual de Direito de Economia para ver que o balanço das nacionalizações foi de um prejuízo de 1564 milhões de contos. É obra. E, ainda por cima, esteve á beira de empurrar o país para uma guerra civil com os seus devaneios marxistas.

A vitória do Salazar foi uma farsa, enquanto os resultados da votação foram públicos, Soares apareceu sempre à frente destacado. De repente, deixou de ser possível ver esses resultados e acontece isto. O esperado.
Não queria que fosse o Soares o escolhido, foi importante para a construção da democracia e o afastamento do soldado estalisnista Álvaro Cunhal. De entre os nomeados, queria o Guterres. Mas, pronto, era inevitável que fizessem esta brincadeira ao Salazar, e isto tem a importância que tem.

Powered by Blogger