sexta-feira, dezembro 31, 2004

Balanços de 2004

Como todos os supostos intelectuais deste país também eu vou dizer o que para mim foi o pior e o melhor do ano (como veem a minha originalidade não podia ser maior).

O pior- vários acontecimentos políticos: o primeiro-ministro que emigrou (mal vai um país quando até o primeiro-ministro emigra), o governo desastroso de Santana, a prenda de Natal que Sampaio deu aos seus camaradas... A reeleição do Bush, a guerra do Iraque, o terrorismo... Os épicos falhados no cinema (Alexander, Troy), o êxito do "dragostea", a equipa do Benfica, o Quintal da televisão e pior que tudo o resto, o maremoto que já matou 125 mil pessoas e que indirectamente matará muitas mais.

O melhor- o Euro 2004 e a união que se viveu no país em torno de uma bandeira e a ascensão de uma grande figura, José Mourinho. Os novos valores da música portuguesa ( Da Weasel, Loto, Gomo, The Gift) e o inigualável humor do gato fedorento. Ainda de referir o desenvolvimento da blogosfera.

Querem lá ver isto?

Hoje li que o prozac é suspeito de provocar suícidios. Mas está tudo doido? Só querem lixar as grandes indústrias, mais nada. Qualquer dia começam a dizer que o tabaco provoca cancro do pulmão, que os fast-food provocam uma seríe de doenças para além de serem bombas calóricas e que alcóol em excesso está na origem da maioria dos acidentes. E querem que eu acredite? Tudo tanga.

quinta-feira, dezembro 30, 2004

Dulce Ferreira - Uma inteligência acima da média



Na SIC Notícias deu uma reportagem onde entrevistaram portugueses que partiram depois da tragédia para a Tailândia, mantendo as férias marcadas como antes de tudo acontecer. Dulce Ferreira respondeu que já tinha as férias marcadas, que não tinha ficado nada preocupada com o que tinha acontecido, porque os pais, que lá estavam, tinham enviado uma mensagem a dizer que tinha havido "uns tsunamis e umas coisas", mas estavam bem. Quando a jornalista lhe pergunta se estava triste com toda a situação Dulce Ferreira respondeu "sim, claro, agora já não vou ter todas as condições de férias que iria ter se por acaso não tivesse acontecido nada disto. Por outro lado, estou contente, porque vejo as coisas mais ao natural, como elas são."

quarta-feira, dezembro 29, 2004

Prendas inúteis

Ainda sobre o Natal há algo que me merece uma atenção especial, as prendas absolutamente inúteis.
Em relação aos homens há sempre as belas das meias e das gravatas da loja dos 300, é como quem diz: " Olha não estive para me preocupar, por isso dou-te estas meias que comprei na loja do rés-do-chão do meu prédio", há também os isqueiros de formas fálicas (o que eu tava mesmo a precisar era dum pénis a acender-me o cigarro), as canetas com luzes (devem pensar que não tenho luz em casa por isso preciso de luz na caneta para ver o que tou a escrever) e os magníficos pisa-papeís (devem pensar que eu trabalho num sítio onde os papeís estão constantemente a voar das secretárias), etc.
Em relação às mulheres a prenda típica são os "inesperados" bombons, prendas baratas com aspecto de caras, também já vi dar um rádio para o duche, o que para mim é desejar mal à outra pessoa porque não há pior sítio para dançar do que um superfície escorregadia com uma porta de vidro ao lado.
Enfim, existe uma verdadeira indústria internacional de prendas inúteis.

terça-feira, dezembro 28, 2004

Palavras para quê?



Muitas vezes uma imagem vale mais que mil palavras, esta imagem é um exemplo disso mesmo. Nada do que possamos dizer pode reproduzir fielmente o horror que se vive por aqueles lados do planeta. Esta imagem retrata (como diria alguém que todos conhecemos) o drama, o horror, a tragédia.

segunda-feira, dezembro 27, 2004

Antevendo o 20 de Fevereiro

Um dúvida toma conta de mim, quem deve ganhar, ou qual deve ser o partido com melhores resultados dada a sua realidade? A verdade é que não sei. Será o regresso do guterrismo (não me parece bem)? A continuação das santanices (oh diabo!)? Vamos ser todos comunistas ( é melhor não, ainda acabamos todos envenenados)? Bem, Portas ao poder (antes Salazar)? E o Louçã ( no comments)?

Perante esta realidade resta-nos duas soluções, ou votamos no partido monárquico, ou no da terra, ou no partido dos agricultores do alto-douro, ou no partido dos reformados de costas de cão de cima... temos ainda outra hipótese, votamos todos em branco e eles que tirem as devidas ilações.

domingo, dezembro 26, 2004

Abrir os olhos


A imprevisível e implacável força da natureza

É nestas alturas que pensamos o quão mesquinhos são os nossos problemas do dia-a-dia. As burrices do Santana, as atrapalhações do Sócrates, os tristes espectáculos na televisão, os trocos que não sobejam nos bolsos, os tempos de espera nos hospitais, o trânsito infernal, uns quilos a mais, uma dor de cabeça... O que é isso comparado com um sismo que provoca a morte a mais de 11000 pessoas (até agora), ferimentos a muitas mais e desaloja uma quantidade aterradora de pessoas? Se estas situações tiverem algum lado positivo que seja para abrir os olhos ao mundo, para lhe mostrar que, apesar de tudo, a vida é o nosso bem mais importante.


sábado, dezembro 25, 2004

Vivó descanso

Pois é, ora aí está uma "grande notícia", em 2005 o país poderá parar mais de um terço do ano. Isto porque contabilizando feriados, pontes, fins de semana e férias o sofredor povo português terá direito a 146 dias de descanso. Ora bem, não fosse a nossa economia estar em recessão, a produtividade das nossas empresas ser baixíssima e o próximo ano ser um ano de eleições, esta notícia seria recebida com grande satisfação. Mas essa satisfação transforma-se em preocupação pois lá diz o ditado: não se fazem omoletes sem ovos, e a toda a complicada conjuntura atrás referida tem se juntar um novo problema: não há tempo para trabalhar. Mas em contrapartida há muito tempo para descansar, e assim lá anda um povo feliz e contente com o seu bendito descanso.

NOTA: no dicionário diz-se que o significado de descansar é aliviar de fadiga. Bem, espero que os trabalhadores portugueses se cansem muito durante os seus dias de trabalho para que este seja ano um fartote de alívio de fadiga.

sexta-feira, dezembro 24, 2004

Band Aid

It's Christmas time
Theres no need to be afraid
At Christmas time we let in light and we banish hate
And in our world of plenty - we can spread a smile of joy
Wrap your arms around the world at christmas time
But say your prayers - to pray for the others ones
At Christmas time, its hard but when your having fun
Theres a world outside your window - and its a world of dread
and fear
Where the only water flowing
Is the bitter stream of tears
And the christmas bells that ring out or the blind crowds of
reef
Well tonight thank god its them instead of you!!
And there wont be snow in Africa this Christmas time (oh no)
The greatest gift they'll get this year is life
Where nothing ever grows! - No rain or rivers flow
Do they know its christmas time at all
heres too you raise a glass for everyone
heres too them underneath that burning sun
Do they know its Christmas time at all?
feed the world
feed the world
(let them know its christmas time and..)
feed the world
(let them know its christmas time and..)
feed the world
(let them know its christmas time and..)
feed the world
(let them know its christmas time and..)
to fade...

quinta-feira, dezembro 23, 2004

Uma pergunta

Posted by Hello

Do they know that´s christhmas time?



quarta-feira, dezembro 22, 2004

Não sei que dizer.

Posted by Hello


Não sei que dizer. Não sei se elogie o sarcástico sentido de humor, ou se lamente a necessidade de recorrer a este tipo de campanhas. Não sou um admirador do BE, mas admito que é um partido com um espírito fresco e rejuvenescedor, o que é positivo dada a masmorra intelectual e comportamental que inunda a nossa política. Mas não são com outdoors como este que se fará (espero) esse rejuvenescimento, pelo contrário, creio que só servem para baixar o nível da nossa política, que já de si é muito baixo.

(foto retirada do Jumento)

A persistência da memória

Posted by Hello


Salvador Dali

terça-feira, dezembro 21, 2004

Incrível!!

Uauuu!!! Posted by Hello


Mais um filme magnífico da Pixar. The Incredibles é o melhor filme desta produtora, melhor até que Finding Nemo, e arrisco-me mesmo dizer que é a melhor animação de sempre e até o melhor filme de acção fantástica alguma vez feito. Andam as produtoras a gastar fortunas em filmes absolutamente desastrosos, quando afinal fazer filmes divertidos e inteligentes até é bastante simples. Baseando-se nos grandes super-heróis da história do cinema ( James Bond, Indiana Jones, X-Men, etc), este filme mistura-os com o quotidiano de uma família absolutamente normal: um pai com um trabalho chato, uma mãe dedicada ao seu marido e aos seus filhos e crianças reguilas. Ou seja, caricaturas fieis dos seres humanos. Este brilhante argumento aliado a cenários fantásticos, a um sentido de humor perspicaz e à velocidade vertiginosa a que as acções se desenrolam, fazem com que The Incredibles seja um dos melhores filmes do ano.
Vai ganhar seguramente o Óscar de melhor filme de animação, e dada a escassez de grandes filmes este ano, até pode vir a ser nomeado para a categoria de melhor filme. Afinal os Óscares são para premiar os melhores filmes. E este é sem dúvida um grande filme.

segunda-feira, dezembro 20, 2004

O Natal

Que belo espíritoPosted by Hello


O Natal. Que bonito que é. Paz, amor, amizade.. prendas. Aliás se pensarmos bem de facto para a maioria das pessoas o que realmente importa são as prendas. As pessoas comuns preocupam-se (e animam-se) com o que hão-de dar aos seus entes queridos (e com o que vão receber), os grandes empresários esperam todo o ano pelo Natal, altura em que o consumo sobe em flexa e os lucros aumentam. Até os políticos gostam do Natal, podem enfeitar as suas cidades com luzinhas, sininhos e, ultimamente, até se constroem árvores de Natal gigantes (costeado por empresários que querem fomentar o espírito natalício que tantas prendas lhes dão), tudo para alegrar o pobre povo que anda tão triste. Enfim, o Natal é muito bonito, significa paz, amizade, amor, mas o que seria do Natal sem as prendas? Nem luzinhas, nem correrias nos centros comercias, nem embrulhos, nem Pai Natal, enfim, só a inevitável seca da união familiar.

sábado, dezembro 18, 2004

A crueldade única da verdade!

Posted by Hello

O gozo, a preocupação e a ambição. Três estados de espírito num governo.

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Sim ou Não?

"Concorda com a Carta dos Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?" .

Esta pergunta hilariante vai ser colocada a todo o povo português que se digne a ir votar no referendo. Um povo que nem a perguntas directas consegue responder conveniente, quanto mais a esta questão que parece ser feita para que ninguém compreenda. Em primeiro lugar, não me parece que a D. Adélia reformada e com artritre reumatóide ou o S. João da mercearia sibam seuqer do que se está a falar. Em segundo lugar esta pergunta parece-me ser um "três em um", ora, e se eu concordar com a "regra das votações por maioria qualificada" mas não concordar com a "Carta dos Direitos Fundamentais"? Parece-me necessário colocar nas hipóteses de resposta ao lado do Sim e do Não, outra hipótese, o mais ou menos. Basicamente este pergunta poderia resumir-se assim: Concorda com a nova Constituição Europeia? Bem mais simples, eficaz, claro e compreensível. Porquê complicar o que até é simples?
Os pseudo-intelectuais que ganhem juízo!!

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Quando

Quando o meu corpo apodrecer e eu for morta
Continuará o jardim, o céu e o mar,
E como hoje igualmente hão-de-bailar
As quatros estações à minha porta.

Outros em Abril passarão no pomar
Em que eu tantas vezes passei,
Haverá longos poentes sobre o mar,
Outos amarão as coisas que eu amei.

Será o mesmo brilho, a mesma festa,
Será o mesmo jardim à minha porta,
E os cabelos doirados da floresta,
Como se eu não estivesse morta.

Sophia de Mello Breyner Andresen

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Pintices...

Admito que a prisão de Pinto da Costa me deixa de certa forma satisfeito. É a confirmaçao das suspeitas de grande parte das pessoas que conheço. De facto é demasiado evidente a tendência para os árbitros benificiarem o F.C.P nos últimos anos. Até já me disseram umas coisas que dão realmente que pensar, ora vejamos: O que significa ANTAS? Associação Nacional de Todos os Árbitros Subornados. Dá que pensar. Qual é o concelho com mais Portistas? O conselho de arbitragem ! ( têm duvidas?). Sabem porque é que o Porto não tem ciclismo? Porque é o único desporto que não tem árbitro!
Ainda me disseram que quando alguém pede dinheiro emprestado ao Pinto da Costa, ele imediatamente diz: Nem que viesses vestido de preto e com um apito na boca

As provas são mais que evidentes. Alguém duvida?


terça-feira, dezembro 14, 2004

Mas para que é isto?

Posted by Hello


As imagens dos canenses na sua brava luta pela elevação de Canas de Senhorim a conselho, emocionam-me de facto. É lindo ver senhoras de idade aos gritos, a querer fazer a folha ao Sampaio, a protestar porque os polícias foram incomodar a sua "pacífica" manifestação. Os senhores exaltados com a carga policial, com gritos de ordem tipicamente comunistas, ao mesmo tempo que se babam e se indignam ao ver partir as riquezas da sua terra. Já para não falar dos que ameaçam pegar fogo aos camiões com urâneo e provocar uma catástrofre ambiental. Lindo! Mas há uma coisa que não consigo compreender. Não existem leis que estipulem as condições para um cidade ser concelho? Então para que é esta palhaçada toda? Parece-me que com estas manifestações lhes vai sair o tiro pela colatra.

segunda-feira, dezembro 13, 2004

A tua pele

Quem foi que à tua pele conferiu esse papel
de mais que tua pele ser pele da minha pele

David Mourão Ferreira

Olhando a cidade

Posted by Hello


Ao olhar a cidade vejo movimento, correria, confusão, um enxame de pessoas em busca de algo. Mas de quê? Estas pessoas parecem máquinas, o que fazem é sempre em nome de interesses superiores, nunca do seu próprio interesse, como se estivessem programadas para executar tarefas. De manhã correm para chegar ao emprego, durante o dia estão no emprego e no fim do dia fogem do emprego. E a isto se resume o seu dia: ir, estar e fugir. Todo este monótono dia-a-dia alimentado por umas moedas no final do mês, aliás como as máquinas dos salões de jogos, introduz-se a moeda na ranhura, funciona por um tempo, acaba-se a moeda apaga-se a máquina. Isto acontece com as pessoas, recebem no final do mês e andam contentes por uns dias, iludidos com a moeda, acaba-se a moeda acaba-se a vontade e começam os queichumes. E a isto se resume a nossa sociedade: uma bando de programadores com moeda e programados que a querem.

domingo, dezembro 12, 2004

Sampaio- O Presidente Trapalhão!!

O governo a prazo demitiu-se. Tem piada. Posted by Hello

Tem piada. Durante estes últimos dias pensei que o nosso Presidente não fez outra coisa senão demitir o governo. Ora ao ouvir dizer Sampaio que este governo era incompetente, não garantia estabilidade, contribuía para o descrédito da classe política e, pior que tudo, não garantia o regular funcionamento dos organismos do estado, pensei (na minha ingenuidade) que o melhor era livrarmo-nos o mais depressa possível de tal infame governo. Mas Sampaio assim não achava. Ele achava este governo óptimo para fazer um orçamento de estado e para conduzir o país até as eleições, com todos os seus poderes intactos, mesmo o país se arriscando a ter um governo em plena campanha eleitoral, com as consequentes medidas populistas. Sampaio (o trapalhão), a meu ver, até tomou a decisão acertada, mas o modo como o fez é no mínimo "estranho". Fica a ideia de que o seu objectivo era dar uma valente prenda de natal aos seus "camaradas de partido", sem querer assumir a responsabilidade de demitir o governo e tomar conta do país. Assim vamos meus amigos.

sábado, dezembro 11, 2004

O épico fracassado.

Como fazer um péssimo filme? Siga as pisadas do mestre Oliver Stone.

Posted by Hello

Confesso que exitei antes de escrever sobre este filme. O "épico" de Oliver Stone prometia muito. Um bom elenco (Val Kilmer, Angelina Jolie, Anthony Hopkins,etc), muito muito dinheiro para gastar e a história de um dos maiores conquistadores da História da Humanidade, Alexandre da Macedónia, que conseguiu conquistar cerca de 80% do mundo conhecido na altura. Prometedor, no mínimo.

Mas as coisas não começaram bem. Neste filme assiste-se a um dos maiores erros de casting da história do cinema, Collin Farell não é nem de perto nem de longe o homem indicado para desempenhar tal grandioso papel. Nunca convence, nunca emociona... um fiasco. De resto não foi pelos outros actores que o filme decepcionou. Apesar de Anthony Hopkins ser um mero narrador de uma história confusa, Val Kilmer um zarolho louco e Angelina Jolie uma estranha mulher com um sotaque desnecessário. Enfim, tanta qualidade desperdiçada. Incrível!

O filme falha completamente é na montagem, que torna o filme numa confusão constante, flashback's sem justificaçao dentro de um enorme flashback que é todo o filme e sobretudo na narrativa. A única coisa que importa neste filme é a suposta bissexualidade do herói, a sua relação doentia com a mãe e a sua ambição desmedida quase enlouquecida. De estratégias de guerra geniais, de combates corajosos e da sua mestria na administração do gigantesco Império pouco se fala. É pena! Já para não falar de que a História é completamente delapidada ao gosto do senhor Stone, o filme não transmite a verdadeira história de Alexandre. Um flop!

De bom, só o guarda-roupa, a banda sonora e os grandiosos efeitos especiais, mas neste campo não era de esperar outra coisa. O maior falhanço dos últimos tempos.

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Toda a verdade!

Alguém acreditou naquela história do esconderijo secreto?

O Poder das palavras!!

A cidade está deserta,
E alguém escreveu o teu nome em toda a parte:
Nas casas, nos carros, nas pontes, nas ruas.
Em todo o lado essa palavra
Repetida ao expoente da loucura!
Ora amarga! ora doce!
Pra nos lembrar que o amor é uma doença,
Quando nele julgamos ver a nossa cura!

by ORNATOS VIOLETA

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Meu pobre Portugal.!

Sem dúvida que acho uma certa piada ao que se passa na política no nosso país. Tem de facto o seu quê de engraçado. Um governo incompetente, um Presidente da República "solidário" com o seu partido e a queda de um governo provocada por um ministro especialista no lançamento de dvd's, que 4 dias após ter sido nomeado se apercebeu que era o homem errado no local errado. Tem de facto o seu quê de engarçado. Um orçamento de estado aprovado por uma assembleia "dissolvida" e por um governo a prazo, e que, simultaneamente foi um dos fundamentos para a demissão do mesmo governo. Tem de facto o seu quê de engraçado. Um ex-primeiro ministro com mais poder junto da opinião pública que todos os políticos no activo juntos. Um país onde o maior orgão de informação é uma tal de TVI comandada por uma senhora com boca de grandes dimensões e cujo comentador (escritor do Equador) tem conversas extremamante (des)interessantes com a tal senhora, em que ganha quem falar mais alto. Digam lá se isto não tem o seu quê de engraçado?

O início.

Pois bem, aqui está o meu blog. Sem grande objectivo específico sem ser dizer o que me vai na alma, para que todos (provavelmente ninguém) possam conhecer o meu mundo, este blog é uma especíe de diário intelectual. O tema principal é o país, que tanto tem que se lhe diga, necessitado que está de levar um abanão. Não serei eu a da-lo, vou tentar ser apenas uma formiguinha que disserta sobretudo e sobre nada...

Powered by Blogger